Desde a primeira visita e escolha do local para seu novo empreendimento, que viria a marcar a agenda internacional da gastronomia paulistana, houve uma preocupação do Sr. Belarmino Iglesias e do Sr. Belarmino Iglesias Filho em buscar a recuperação da figueira-de-bengala existente naquele espaço, então dividido entre um comércio e seu estacionamento, que se encontrava em péssimas condições fitossanitárias.
Para tal, buscou profissionais habilitados.
Primeiramente, o biólogo Ítalo Mazzarella, e sua equipe da Gaia Consultoria e Gestão Ambiental, que realizaramos trabalhos de recuperação fitossanitária, monitoramento e Educação Ambiental.
Membro desta equipe desde 2002, o biólogo Gabriel Costa assumiu em 2012 com sua empresa, a Piaget Consultoria Ambiental, a continuidade destes trabalhos, visando manter as boas condições fitossanitárias e o livre desenvolvimento do espécime arbóreo.
Além disso, há alguns anos a figueira-de-bengala conta ainda com a atenção e os cuidados da 4ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital, através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) preventivo celebrado. O Órgão do Ministério Público do Estado de São Paulo tem atuado brilhantemente, contribuindo de forma ímpar à proteção e a conservação do espécime, bem como garantindo o alcance de todos a este patrimônio ambiental.